terça-feira, 19 de outubro de 2010

MEU IRMÃO ESPIRITA

Ao querido irmão, Manoel João pinheiro, que segundo nos informa é presidente de um pequeno centro espírita no interior do estado da Paraíba (CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITA O EVANGELHO DE JESUS), que em contato com nosso blog, diz fazer todos os esforços possíveis para ser um dirigente diferente daqueles cuja ação, tem sido motivo de críticas deste blog, e que nos pede alguns conselhos que lhes sirva de diretriz nesta cruzada terrena.

-Prega a fraternidade, aproveitando a tribuna que te componha os gestos e discipline a voz; no entanto, recebe e dá redobrada atenção, no centro, no trabalho ou no lar, tomando por verdadeiros irmãos, os companheiros de luta, assalariados a teu serviço, os que divergem das tuas idéias, os que te criticam e os que apontam os teus erros.

- Esclarece os Espíritos conturbados e sofredores nos círculos consagrados ao socorro daqueles que caíram em desajuste mental; contudo, acolhe com redobrado carinho os parentes desorientados que a provação desequilibra ou ensandece, e que a espiritualidade confiou a tua guarda, evitando lamúrias, a impaciência, ou a transferência de responsabilidades .

- Auxilia a erguer abrigos de ternura para as crianças abandonadas; todavia, abraça em casa os filhinhos que Deus te deu, conduzindo-lhes a mente infantil, através do próprio exemplo, ao santuário do dever e do trabalho, do amor e da educação.

-Espalha a doutrina de paz que te abençoa a senda, divulgando-a, por intermédio do conceito brilhante que te reponta da pena, mas não olvides exercê-la em ti próprio, ainda mesmo à custa de aflição e de sacrifício. para que o teu passo, entre as quatro paredes do instituto doméstico, seja um marco de luz para os que te acompanham.

- Cede aos necessitados daquilo que reténs no curso das horas...Dá, porém, de ti mesmo aos semelhantes, em bondade e serviço, reconforto e perdão, cada vez que alguém se revele faminto de proteção e desculpa, entendimento e carinho.

Beneficência! Beneficência!

Não lhe manches a taça com o veneno da exibição, nem lhe tisnes a fonte com o lodo da vaidade!

Recebe-lhe as sugestões de amor no mio do coração e, buscando-a primeiramente nos escaninhos da. própria alma, entendendo que não somos os exclusivos detentores da verdade absoluta,  sentiremos nós todos a intraduzível felicidade que se derrama da felicidade que venhamos a propiciar aos outros, conquistando, por fim, a alegria sublime que foge ao alarde dos homens para dilatar-se no silêncio de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário