sexta-feira, 26 de março de 2010

APARIÇÃO DE FATIMA


A 13 de Maio de 1917, na Cova de Iria, apareceu uma senhora muito luminosa a 3 pastorinhos. Foi a primeira de várias aparições que culminaram a 13 de Outubro do mesmo ano, aproximadamente 60.000 pessoas testemunharam um fenómeno que ficou conhecido como o "Milagre do Sol", amplamente noticiado pelos jornais da época.

É sobejamente conhecida a interpretação que a Igreja Católica tem dos acontecimentos. As romarias de fé que milhares de pessoas fazem ao local todos os anos. Também é conhecida a posição de outras correntes religiosas: algumas defendem que Satanás fez tudo aquilo para levar mais alguns para o inferno..., outros, defendem que foram extraterrestres que ali apareceram e ainda existem muitos outros que defendem não ter acontecido absolutamente nada!


E os espíritas? Qual é a visão espírita sobre as aparições em Fátima?
Uma senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol apareceu a 3 crianças. Lúcia e Jacinta ouviam e viam a senhora da azinheira como as crianças lhe chamaram, já o Francisco só a via.
Logo aqui percebemos que a mediunidade é universal (as crianças não eram espíritas e duvido que alguma vez tivessem ouvido falar de espiritismo). Dois tipos de mediunidade sobressaem desses primeiros relatos, a de audiência e a de vidência - para aqueles que frequentam este espaço, já por diversas vezes tiveram a oportunidade de ler que existem muitos tipos de mediunidade e estas variam ao infinito.
Excelente exemplo este trazido a todos por 3 crianças muito pobres, sem instrução e que jamais teriam tido oportunidade de ler O Livro dos Médiuns publicado em 1861.
O mesmo se aplica ao que ficou conhecido como o "Milagre do Sol", testemunhado por tantas pessoas. Obviamente, o sol não poderá ter-se deslocado para a região de Leiria, mas um grandioso fenómeno de efeitos físicos, com inúmeras testemunhas, ocorreu ali, confirmando a história dos 3 pequenitos.

Existe uma ligação mais directa entre os espíritas e o que ocorreu na Cova de Iria: antes da primeira aparição vários grupos espíritas do país começaram a receber mensagens onde se dava conta que algo importante iria ocorrer a 13 de Maio.
Uma dessas mensagens foi recebida a 7 de Março de 1917 em Lisboa:
Não nos compete ser juízes. Aquele que vos julgará não ficaria satisfeito com juízos precipitados. Tende fé e esperai. Não é costume nosso predizer o futuro. Os arcanos do futuro são insondáveis, mas por vezes Deus permite que se erga uma ponta do véu que o encore. Assim, pois, tende confiança nas nossas prevenções.
A data de 13 de Maio será de grande alegria para os bons espíritas de todo o mundo. Tende fé e sede bons.
Numa época de grande crise, onde a grande preocupação de todos era a guerra mundial que decorria, alguns espíritas apressaram-se a anunciar o fim da guerra na imprensa:

Quando afinal a referida "alegria para os bons espíritas de todo o mundo" seria outra coisa.

Então e os 3 segredos de Fátima? E o grandioso altar em que a Cova de Iria de transformou? E a conversão da Rússia? E etc?...
Sabemos que a Igreja Católica começou por classificar os meninos como mentirosos, depois enclausurou a Lúcia num convento proibindo-a de falar... só em 1930 o Bispo de Leiria classificou os fenómenos como verdadeiros, a "senhora da azinheira" passou a ser a Virgem Maria e foram anunciados 3 segredos em 1932.

Ou seja, é importante realçar que a "senhora da azinheira" apareceu a 3 crianças sem maldade (não escolheu ninguém importante) e que essas crianças marcaram inúmeras pessoas com os seus testemunhos. Seis meses depois 60.000 pessoas estavam no local e presenciaram algo que independentemente de como as tocou, da interpretação que deram, chamou a atenção para o facto de existir mais vida para além dos nossos 5 sentidos!

2 comentários:

  1. Gostei da fala de Tonhão Pereira. Sensata, discreta e bem colocada. Penso que é preciso ter valentia para se colocar de frente a verdade. Parabens irmão.

    ResponderExcluir
  2. A investigacao tem de ser fria,distante e pormenorizada,como se faz em termos judiciarios.Nunca porque dIsseram, mas porque se investiga um fio de cabelo e porque estah ali.He servico de defesa e oposicao,os argumentos da logica,com logica e raciocinado devidamente para se concluir com uma decisao juridica.

    ResponderExcluir