quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CAMPANHA NA CAMPANHA

Aproxima-se mais um natal, e como em todos os anos, campanhas e mais campanhas fervilham nos templos de todas as religiões cristãs, sempre direcionadas as crianças pobres e as familias menos afortunadas,em nome do social e da caridade cristã.

«Campanha», além de outros significados na sinonímica, pode também figuradamente expressar «esforço para conseguir alguma coisa».

Possuímos, desse modo, campanhas múltiplas no terreno da solidariedade, como simples dever; todas, porém, rogando a campanha da indulgência, no âmago de si mesmas.

Ouçamos, assim, o que nos diz semelhante campanha íntima.

-Ajuda a construir o templo de tua fé, mas não creias que os outros devam crer conforme crês.

-Ergue um lar que recolha os infortunados da via pública; entretanto, não expulses do coração as vítimas do mal, para que o mal não as aniquile.

-Agasalha a epiderme desnuda do companheiro; todavia, não exponhas a vida do próximo às rajadas mortíferas da censura.

-Estende o prato reconfortante ao faminto; contudo, não te falte apoio moral para os sedentos de compreensão.

-Traze a cadeira de rodas à necessidade do paralítico; no entanto, não deixes de levantar os caídos em desapreço.

-Protege os obsidiados como puderes, mas desculpa incondicionalmente os amigos perturbados da própria rota, quando te compliquem a experiência.

-Dá remédio aos enfermos; entretanto, não negues algum bálsamo de esperança aos corações tombados no vício.

-Ampara a criança menosprezada; contudo, não a escravizes à tua exigência.

-Promove a pregação da virtude; no entanto, atende ao culto incessante da gentileza para com todos, começando da própria casa.

-Presta serviço aos irmãos do caminho, mas não lhes cobres favores especiais.

-Pede a colaboração alheia, somente após teres efetivado a tua colaboração, afinal, é muito facil fazer caridade somente com os valores alheios.

-Realmente, em quaisquer campanhas de redenção, não te despreocupes da campanha da indulgência na campanha a que te afeiçoes.

-Indulgência exprime «entendimento» e «entendimento» quer dizer «simpatia fraterna».

-Jesus, entre os homens, partilhou campanhas , inclusive aquelas do amor pelos inimigos e da oração pelos que perseguem e caluniam.

-Entretanto, fosse na tolerância aos sarcasmos da rua ou no perdão aos ingratos, em momento algum se esqueceu da própria consagração à campanha da bênção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário