segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO EM VALORES ESPIRITA

Chegou-nos às mãos um jornal espírita trazendo uma interessante matéria sobre um método de educação criado por Sri Sathya Sai Baba, na Índia, denominado “Educação em Valores Humanos”. O que nos chamou a atenção foi esse tipo de preocupação numa casa espírita. Um Centro Espírita, segundo nosso entendimento, deve ser um centro, por excelência, de divulgação da Doutrina Espírita. Não se entenda que os espíritas não possam ou não devam se interessar por outras áreas, mas o Centro Espírita não deve se preocupar a não ser em difundir a mensagem espírita em seu tríplice aspecto: Filosofia, Ciência e Religião; mais especificamente, Jesus e Kardec.

O irmão leitor deve então se perguntar: Em que difere o método Sathya Sai de Educação em Valores Humanos da metodologia espírita? A metodologia espírita está toda calcada no evangelho de Jesus e a do método “Educação em Valores Humanos” está baseada nele mesmo, o Sathya Sai. A Doutrina Espírita tem em Jesus seu guia e modelo, veja-se a questão 625 de O Livro dos Espíritos. Para Sri Sathia Sai Baba, Jesus é “imagination” como nos disse o médium Divaldo Pereira Franco, em palestra. Sai Baba é, para alguns, um AVATAR, que significa a encarnação de um Deus, uma encarnação divina. No livro “El Yoga de La Accion Correcta”, segunda edição, abril de 1988, tradução de Herta Pfeifer, que contém discursos escritos por Bagavan Sri Sathya Sai Baba, à página 68, ele coloca seu pensamento dessa maneira: “Apariciones causativas de la Divindad como Rama y Krishna, maestros religiosos como Sankara, Ramanuja y Madhwa, portadores de la Sabiduría como Buddha, Jesús el Cristo y Mahoma (...)”. Uma tradução que se pode dar da expressão: “Apariciones causativas de la Divindad” é a mesma de AVATAR, encarnações divinas, como ele próprio, Sri Sathya Sai Baba. Veja-se que Jesus está dois degraus abaixo de onde ele se coloca, portanto o método criado por Sai Baba não inclui Jesus. As perguntas que fazemos são as seguintes: Deve um Centro Espírita basear seu ensino em uma doutrina estranha? Deve-se divulgar o Espiritismo sem Jesus?

Outra questão que também se torna pertinente levantarmos é a seguinte: Com que finalidade surgiu o método Sathya Sai de “Educação em Valores Humanos”? No livro, “Educacion Sathya Sai en Valores Humanos”, primeira edição em espanhol, agosto de 1990, traduzido por Elizabeth Espósito, que contém discursos de Sai Baba, recompilados por Loraine Turrows. Logo na introdução se pode responder a esta pergunta. Falando sobre “El propósito de la educación”, ele diz que a educação como está atualmente, desenvolve o intelecto e as habilidades, mas nada faz para desenvolver as boas qualidades; que o sucesso do homem nos campos da ciência e da tecnologia tem contribuído apenas para melhorar as condições materiais de vida; mas o de que precisamos nos dias atuais é de uma transformação do espírito; que isso só acontece quando se promove o cultivo do espírito junto com a educação nas ciências físicas; a educação moral e espiritual prepararão o homem para levar uma vida disciplinada. Conquanto as idéias em si sejam boas, há aí um viés que hoje não tem mais sentido se propor, que é a imposição do ensino religioso nas escolas. Mais adiante Sai Baba diz o que transcrevemos textualmente, “ La educación debe inculcar temor y fe en el estudiante”, sabe-se que a pedagogia do medo é algo que não encontra mais lugar na escola moderna. Logo adiante ele pergunta: ?Quien es responsable del estado deplorable de la educación actual, de la falta de disciplina entre os estudiantes y la ausência de valores morales entre las personas instruídas? Ele mesmo reponde mais abaixo, “Por dicha situación hay que culpar a los padres, a los maestros, a la administración y al Gobierno”. Como se observa o objetivo principal é criticar o governo. No método Sathya Sai de educação conforme ele mesmo diz, “Los estudiantes y maestros deben observar una regla básica. Deben evitar totalmente la política.(...) Yo no tengo nada contra la política o los políticos. (...) Pero insisto en que uno no debe aventurarse en ella en una etapa inmadura y adolescente. Cuando un estudiante se entrega a la política, non puede ser bueno en sus estudios o en ella, solo malgastará su vida preciosa. No hay lugar para que los maestros se entreguen a la política. (...) Los maestros que se dedican a la política lo hacen para sus propios fines egoístas, para mejorar su posición e influencia.” Quem conhece um pouco da Índia, da região onde Sri Sathya Sai Baba atua, sabe que ele fundou muitas escolas, inclusive universidades, hospitais, etc. Por isso ele não quer nem a ingerência do Governo nem a presença de Sindicatos porque, então, ele reina sozinho, essa é a verdade.
Sem interferir na educação convencional a cargo do Governo e de particulares, a Educação em Valores Espíritas que é conhecida como “Evangelização Espírita” tem como objeto, o homem no seu sentido integral, ou seja, como ser bio-psico-socio-cultural e espiritual e como objetivo a integração deste, como espírito encarnado, com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Essa, na nossa modesta opinião, deve ser a maior preocupação dos Centros Espíritas, como Lar, Escola, Hospital de Almas, e Oficina de Trabalho, verdadeiras células básicas do Movimento Espírita.

Um comentário:

  1. "Para Sri Sathia Sai Baba, Jesus é “imagination” como nos disse o médium Divaldo Pereira Franco, em palestra."
    Com relação a este trecho da matéria sobre Sai Baba, swami se referia a imagem de Jesus Cristo em um quadro, que o grupo de Divaldo Pereira franco resolveu presentear Sai Baba. Jesus é uma imaginação no que diz respeito a sua aparência física relatada no quadro.

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