sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ESPIRITISMO EMBAIXO DA PONTE



Desde os meus primeiros tempos de trabalhador espírita, sempre em qualquer grupo que frequento, me preocupo em facilitar o entendimento dos que vêm pela primeira vez e dos que têm menos capacidade intelectual, os que se acham em situação de sofrimento, por entender que muito pouco proveito colheriam de uma palestra , ou de um grupo de estudos com palavras sofisticadas, assim como adoro faze perguntas, que muito embora eu saiba as respostas, obriguem o orador, ou coordenador, a aprofundar ainda mais o assunto em pauta, de modo que facilite a compreesão dos menos intelectualizados.

-Para mim "Primeiro estão os que menos sabem e que mais precisam. A missão do Espiritismo é esclarecer e consolar".

Procuro por isso, em todo o trabalho espírita, pôr sempre em primeiro os que menos sabem e mais precisam. Tanto se me dá como se me deu que os Donos da Verdade, sejam eles ateus ou religiosos, verberem o Espiritismo, que trocem ou que odeiem. Procuro não perder tempo com negadores sistemáticos, pois esse tempo é precioso para os que menos sabem e mais precisam.

Quando Jorge Hessen fala do Espiritismo à luz da candeia, não significa que tenhamos que mandar cortar a eletricidade nas associações espíritas, e que afetemos uma falsa humildade. Significa que devemos viver, sempre, o espírito fraterno e humilde da Doutrina Espírita.

Quando eu falo das vantagens da Televisão e da Imprensa, da Rádio e da Internet, na divulgação do Espiritismo, não significa que estejamos a perder a proximidade que só os pequenos grupos espíritas podem proporcionar. Significa que podemos esclarecer e consolar mais gente, evitar abortos e suicídios, aliviar sofrimentos e apontar caminhos cristãos a quem anda perdido na incerteza, no vício ou na violência.

O Espiritismo, de facto, recupera o espírito do Cristianismo Primitivo. O Espiritismo vive o Cristianismo na sua mais simples expressão, sem atavios desnecessários, com muita fraternidade, com muito amor.

A par dessa simplicidade, o Espiritismo é também uma Doutrina aberta ao progresso. O Espiritismo acompanha e promove o debate científico, filosófico, histórico, antropológico. Se não o fizesse, seria apenas mais uma religião, tentando vergar a realidade aos seus dogmas inquestionáveis.

O Espiritismo cabe, por isso, no centro de congressos e debaixo de mangueiras. Se fosse exequível, as jornadas e congressos seriam feitos debaixo de uma mangueira ou debaixo de uma ponte . Como não cabe tanta gente confortavelmente debaixo de uma árvore ou de uma ponte, temos que pedir, alugar ou construir outros espaços. Desde que vivamos o Espiritismo sempre com a mesma alegria e simplicidade que encontramos DEBAIXO DA MANGUEIRA OU DA PONTE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário