terça-feira, 20 de julho de 2010

OS FANTASMAS DO PALACETE BOLONHA EM BELEM

Uma das mais belas construções de nossa cidade, o palacete Bolonha foi construído pelo engenheiro Francisco Bolonha, no início do século XX, que o construiu para sua amada esposa. Com um total de quatro andares, a construção é repleta que singularidades, como uma barbearia particular no térreo, ou as iniciais do nome do engenheiro escritas a ouro em algumas paredes, ou os diversos ambientes cujos forros foram feitos com os mesmos estilo e madeira da igreja de Nazaré. Em fim são muitos seus atrativos, e diáriamente dezenas de pessoas o visitam. E talvez seja justamente por causa dessa movimentação diária, que vem ocorrendo entranhas experiências dentro dessa magnífica construção.Conversei com um guarda que "jurou de pés juntos" que seu colega foi transferido para outro lugar após passar pela seguinte experiência: Eram quase meia noite, e o dito cidadão, estava sentado em seu posto, que até hoje fica logo no primeiro ambiente da entrada lateral do prédio, que outrora havia sido a cozinha do lugar. O referido guarda, que estava trabalhando só, resolveu ligar o rádio e estava sintonizando uma rádio, no intuito de entorpecer a solidão inerente ao ofício, quando escutou uma voz, que saia de uma espécie de exaustor antigo: " Ei guarda, não podes ouvir rádio aqui dentro". O guarda ficou espantado. Sabia que não havia uma viva alma ali além dele mesmo, e esse era o problema "viva alma". Mas achando que escutara uma voz vindo de fora do prédio, talvez da vila Boloha, ele continuou sintonizar o rádio, quando a mesma voz falou, e dessa vez parecia brava " Ei guarda eu já não te avisei que não podes ligar rádio aqui dentro!"

Apavorado, o homem largou rádio, posto, abriu a porta e nunca mais quis voltar ao lugar. Dizem que trabalha em outro lugar e que não gosta nem de ouvir falar do palacete Bolonha.

As provas

Conversei com alguns funcionários e um deles, um guia, disse que é comum os turistas sentirem-se mal conforme vão adentrando no local, ou verem estranhos vultos que passam de um recinto para outro. O guarda que estava no local quando estive lá, afirmou que um turista mostrou-lhe uma foto que acabara de tirar de uma bela banheira, onde para seu espanto, aparecia uma mulher tomando banho de pétalas de rosas vermelhas.

De arrepiar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário