sábado, 10 de julho de 2010

COMO SE CASAM OS ESPÍRITAS?

gostaria que me tira-se uma duvida.sou noiva e queria fazer uma celebração espirita.ja que nao tem o ritual do casamento.Como devo proceder?será que vcs pode me ajudar.obrigada.

Em primeiro lugar, os nossos parabéns, Verónica! Que essa possa ser uma união tão feliz quanto é possível sermos felizes na Terra.

O Espiritismo, como disse Allan Kardec, só em parte pode ser considerado religião. É religião porque se fala de Deus, da Imortalidade da alma, de Jesus e dos seus ensinamentos morais. No entanto, não é uma religião tradicional, no sentido que se costuma dar à palavra, porque não tem sacerdotes, rituais, dogmas inquestionáveis, altares, cânticos especiais, nem cerimónias como as do casamento.

O Espiritismo segue a orientação dos Primeiros Cristãos, que se preocupavam em amar o próximo, em se melhorarem interiormente.

Não existindo no Espiritismo quaisquer cerimónias ou rituais, e sendo a vivência espírita toda interior, o casamento espírita é também todo interior. Ou seja: para um espírita, o que conta no casamento é o sentimento e o sentido de responsabilidade que une os cônjuges.

No Registo Civil trata-se do aspecto mundano do casamento. Quem pretenda casar-se civilmente, seja espírita ou não, passará pela repartição e tratará da burocracia relativa à união. Essa é a parte "de César", a parte que diz respeito a este mundo material. A parte espiritual, essa, vem amadurecendo entre os dois, e continuará a amadurecer, com o passar dos anos. No recolhimento do quarto, uma oração a dois, pedindo a Deus que abençoe a vossa união, terá tanto ou mais valor que uma cerimónia pública, onde por vezes as atenções estão mais viradas para os vestidos que cada uma traz, para os mexericos do momento e para outros aspectos de nenhum interesse para o casal.

Se pretenderem reunir os amigos, em casa, num restaurante, num piquenique, no centro espírita, festejarem, lancharem, dançarem, porque não? A alegria de um dia tão especial é para se viver em pleno.

O que realmente conta, num casamento, não é o padre, o pastor, ou outro clérigo que abençoe a união. O que conta é o amor que vos une. Ninguém há acima de Deus. Consequentemente, estando a vossa união abençoada por Deus - e isso depende de vós - estão unidos, estão casados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário