domingo, 24 de abril de 2011

NOVOS TEMPOS


Após um longo período de incompreensões, em que cheguei a ser “intimado” a retirar o blog do ar, a “fundar um centro espírita” finalmente hoje navegando águas bem mais tranqüilas, chegamos a quase sete mil leitores.

Acho que atingimos com louvor, a nossa meta inicial, que era divulgar a Doutrina Espírita, pouca gente, grupo, ou entidades conseguiram tanto, em tão pouco tempo.

O desafio do blog espírita é atender ao compromisso com sua doutrina, obedecer as técnicas de publicaçãos e respeitar o leitor

Um blog espírita não deve se manter afastado das discussões sobre a doutrina e o movimento, em razão do seu compromisso com o espiritismo, que deve estar acima do seu vínculo com instituições espíritas ou com a opinião de um grupo de pessoas.

É inconcebível que um órgão de informação relegue a um segundo plano o direito maior do leitor que é o acesso às informações, saber o que está acontecendo, sejam essas notícias boas ou ruins.

O periódico espírita deve ter como principal objetivo servir a doutrina, adotando, divulgando e defendendo os seus princípios e sua moral.

É um equívoco pensar que a finalidade do periódico espírita é consolar.

Esta é uma das metas do espiritismo que acaba direcionando a elaboração de muitas matériase jornaais, que consolam pela força da mensagem espírita.

Contudo, não se pode comparar com as centenas de livros especializados e melhor estruturados para essa função.

O blog também não educa, mas pode reforçar aspectos para quem já se educou ou está em processo de aprendizado.

O leitor tem o direito de saber o que se pensa e se discute no movimento espírita

Além de publicar o que acontece, é necessário argumentar sobre a importância, a origem e as conseqüências dos acontecimentos, dando espaço para diferentes interpretações de um mesmo fato.

O estudo da doutrina também necessita de matérias mais consistentes, fundamentadas em raciocínio lógico, em bibliografia fidedigna e na pesquisa competente.

A publicação das idéias (matérias opinativas e interpretativas), com nuances novos ou conflitantes, apresentadas com seriedade e respeito, são úteis e incentivam o aperfeiçoamento do conhecimento espírita, uma vez que desperta a natureza do homem para defender ou para combater as idéias, nunca as pessoas.

Deixar de debater é deixar de lutar pela causa abraçada, deixando crescer as idéias equivocadas

O compromisso do blog espírita com o espiritismo não pode cercear a expressão, pois as leis de igualdade, liberdade e progresso, que aceitamos e divulgamos, pressupõe o livre debate das questões que incomodam as pessoas. O leitor tem o direito de saber o que se pensa e se discute no movimento espírita, para isso ele procura um veículo de comunicação vinculado a sua doutrina. Deixar de debater é deixar de lutar pela causa abraçada, deixando crescer as idéias equivocadas - naturalmente derivadas do raciocínio precipitado ou não organizado do homem, sem oferecer o recurso caridoso do esclarecimento e do intercâmbio sadio de argumentos e raciocínios lógicos. A verdade convive com o trabalho, a boa vontade e a tranqüilidade, afastando-se da simples imposição, da omissão, ou da agressividade.

O blog espírita deve assumir sua posição face aos debates que ocorrem nos diferentes ângulos do conhecimento humano, através da encomenda e seleção de matérias.

Deve voltar atrás ao perceber que errou, e, sobretudo, deixar claro, transparente, o seu modo de pensar.

O público se sentirá mais confortável, sabendo o que esperar do seu blog, assim como ficamos mais à vontade quando sabemos a posição de um amigo sobre determinado assunto, mesmo discordando dela.

Temos exemplos de bons blogs que possuem entre seus leitores, inúmeras pessoas que não compartilham de algumas posições assumidas pelo periódico, mas admiram o trabalho realizado e reconhecem a importância de uma tribuna livre, prestigiando-a com sua audiência.

O ser humano necessita fortalecer suas convicções e os veículos de comunicação têm um papel relevante

O debate das idéias deve ser incentivado, desde que conduzido com respeito e fraternidade. Quando as opiniões apresentam alguma divergência, há estímulo para a busca da verdade e o enriquecimento é geral.

Caso a matéria apresente alguma hostilidade, o blog deve remeter o texto ao autor, solicitando a necessária adequação aos padrões e normas estabelecidos, senão aos princípios básicos da educação.

O ser humano necessita fortalecer suas convicções e os veículos de comunicação têm um papel relevante, apresentando diferentes posições sobre um mesmo assunto, questionando e permitindo o questionamento e, sobretudo, apresentando sólido material que subsidie um estudo mais profundo por parte do leitor.

________________________________________

ccc


Nenhum comentário:

Postar um comentário