terça-feira, 25 de maio de 2010

ENTREVISTA

ENTREVISTA COM A SENHORA QUE PRIMEIRO INDENTIFICOU A PRESENÇA DE EMANNUEL JUNTO A CHICO XAVIER, ANTES DELE MESMO. D. CARMEM PENA.
FONTE FOLHA DE SÃO PAULO  ABRIL DE1954

• E.R– Quer dizer, Dona Carmem, que a senhora identificou a presença de Emmanuel junto de Chico, antes dele mesmo?

Sim. Nosso caro Chico somente passou a percebê-lo, mediunicamente, quatro anos mais tarde, em 1931.

E R – A senhora pode explicar a razão disto?

CPP – Amigos espirituais me disseram, por várias vezes, que ele acompanhava Chico, de muito perto, desde a infância e que, ainda depois de seus primeiros passos na mediunidade, ele, Emmanuel, o observava e protegia, deixando que outros amigos desencarnados lhe exercitassem a mediunidade escrevente, antes que ele pudesse começar com ele a grande tarefa dos livros psicografados.

E R – Com respeito à tarefa dos livros mediúnicos, a senhora observou mais alguma coisa?

CPP – Sim. Numa de nossas reuniões, nos primeiros tempos de Centro Espírita Luiz Gonzada, em Pedro Leopoldo, me foi mostrado um quadro fluídico que, na época, nenhum de nós entendeu. Mediunicamente, vi que do tecto estavam «chovendo livros» sobre a cabeça de Chico e sobre todo o grupo. Mais tarde, quando foi publicado o Parnaso de Além-Túmulo, vim a saber, através de um espírito amigo, que a visão fora criada por Emmanuel, que desejava avisar-nos, simbolicamente, quanto à missão que Chico viria a desempenhar, recebendo livros do plano espiritual. Posso dizer que o quadro de «chuva de livros» foi maravilhoso. Decorridos quase quarenta anos, guardo-o ainda em minha memória, como se tudo tivesse acontecido ontem!

E R – A senhora e seu esposo continuaram na fazenda de Maquiné?

CPP – Pouco tempo depois de Maio de 1927, recebemos conselhos dos amigos espirituais a fim de transferirmos residência para Pedro Leopoldo, pois, com a presença do meu companheiro, o desenvolvimento do nosso estimado Chico se faria com maior facilidade. Sempre dedicamos a ele especial afeição e, assim, nos foi muito agradável a mudança da fazenda de Maquiné para Pedro Leopoldo, onde continuamos sob as ordens de nossos guias. Além de nossas sessões habituais no Centro, reuníamo-nos, meu marido, Chico e eu. Depois de muitas mensagens familiares e íntimas, Chico começou a receber poemas comoventes e lindos, assinados por poetas que não conhecíamos, nem mesmo de nome. Havia noites em que até mesmo três poemas eram psicografados. Já possuíamos bastante, material, quando meu companheiro sugeriu a Chico que escrevesse a Manuel Quintão, naquele tempo Director da Federação Espírita Brasileira, explicando o que estava acontecendo e pedindo orientação.

E R – Quintão respondeu logo?

CPP – Imediatamente. Disse-nos, em carta a Chico, que havia lido os poemas que ele enviara. Pedia a remessa de outras mensagens que tivéssemos em mãos e comunicava-nos que a Federação providenciaria a publicação de um livro, surgindo, então, o Parnaso de Além-Túmulo. Manuel Quintão deu-nos grande estímulo.
E R – E depois?

CPP – Depois vieram outras mensagens maravilhosas, de outros espíritos. Vários companheiros encarnados, entre eles meu marido, e Juquinha, se devotaram, então, com mais ardor à consolidação das tarefas do Centro Espírita Luiz Gonzaga, que merecia, cada vez mais, nossa atenção.

E R – Ficaram muito tempo em Pedro Leopoldo?

CPP – Seis anos. De 1928 a 1934. Premidos por necessidades materiais, mudamo-nos para Belo Horizonte, onde estamos até hoje, ficando como Presidente do Centro, naquela época, José Cândido Xavier, irmão de Chico.

E R – Conte-nos algo de que se lembra, relativamente à presença de Chico nas reuniões.

CPP – Além das mensagens que nos instruíam e confortavam tanto, inúmeras vezes éramos surpreendidos por factos interessantes, como pétalas que caíam do tecto junto a nós e perfume de rosas no ambiente.

E R – Como a irmã recorda aqueles dias que já se vão tão longe?

CPP – Com muita emoção e saudade! São quarenta anos que se foram, e aqueles dias maravilhosos jamais poderão ser esquecidos. De joelhos, peço sempre ao nosso Pai de Amor cada vez mais luzes e forças espirituais para o nosso bondoso Chico



Nenhum comentário:

Postar um comentário