sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

REFLETINDO O MOVIMENTO ESPIRITA


Refletindo sobre a percepção de um espirito a respeito da vida, da natureza ilimitada à qual pertencemos e a forma como olhamos a vida, aos outros e a nós mesmos.
Foi como se caísse uma ficha, pondo à mostra uma das causas das nossas grandes dificuldades evolutivas, tendo em vista que o movimento espírita, portador de tão elevados conhecimentos, deveria estar vivenciando com muito mais intensidade os valores que prega. Para justificar, afirmamos que somos seres humanos como os demais e, portanto, erramos tanto quanto os demais.

Será?

Refletindo mais um pouco, dois pontos me pareceram bem claros.

O primeiro está no fato de sempre termos colocado em primeiro lugar o estudo da doutrina espírita, em detrimento da sua vivência. Em toda parte nos meios espíritas se ouve: “Precisamos estudar mais a doutrina”. Raramente ouvimos: “Precisamos organizar atividades que nos ajudem em nossas transformações interiores”.
Ermance Dufaux disse, com muita propriedade: “Espiritismo na cabeça é informação. No coração é transformação”.
Se as lideranças espíritas tivessem desde sempre se ocupado em desenvolver e incentivar atividades voltadas ao crescimento interior com o mesmo empenho com que têm cuidado do estudo doutrinário, será que hoje não haveria muito mais amorosidade e humildade nos nossos meios?

O segundo ponto a que me referi está no nosso olhar, na forma como vemos a vida e a evolução; em como entendemos dever conduzir nosso crescimento interior.

OBSERVAÇÃO: não confundir crescimento interior com merecimento. O primeiro trata das transformações interiores, da evolução espiritual. O segundo se refere a ações caritativas, a atividades no centro espírita, na divulgação do espiritismo, etc.

Neste segundo ponto duas coisas parecem claras:

a) no afã de buscar autoconhecimento, focamo-nos tanto na identificação das nossas virtudes e mazelas que acabamos por estabelecer parâmetros comparativos para avaliarmos nossa condição evolutiva. Com isso acabamos construindo um olhar crítico e esse olhar não se limita a nós mesmos, porque, mesmo sem perceber, sempre olharemos os outros buscando as comparações de que precisamos para nos orientar. Essa é uma postura que tem gerado uma espécie de competição evolutiva, tanto entre nós mesmos, quanto em relação aos membros de outras crenças.

b) como os nossos esforços evolutivos se assentam sobre o alicerce do autoconhecimento, as ações para nossa reforma interior se estabelecem no sentido de combater as mazelas que vamos encontrando, mas isto é o que há de mais difícil, a ponto de gerar sofrimento e até mesmo dor física, conforme tem sido relatado por alguns companheiros.

Não estará errada esta forma? Não estará aí um dos gargalos da nossa evolução espiritual?

Não acha que seria muito mais produtivo se, ao invés de ficarmos revolvendo nosso interior a procura das mazelas, cuidássemos de iluminá-lo, alimentá-lo com a nutrição do amor e da humildade?

Se as nossas ações são reflexos do nosso ambiente íntimo, mudando o ambiente, as ações e atitudes também mudam.

Então, cuidar dos nossos estados de espírito fica bem mais fácil e menos sofrido que escarafunchar mazelas e lutar contra elas.

Certamente podemos e devemos procurar nos autoconhecer, mas sem cobranças e muito menos envaidecimentos, porém com intuito de nos auto-ajudar.

Em 2005 os benfeitores espirituais nos apresentaram a idéia de uma agenda, focada em estados de espírito. Esse trabalho recebeu o título Agenda Mínima para evoluir. Nessa agenda apresentamos como um dos seus diferenciais a priorização da ação evolutiva a partir dos estados de espírito. Isto é muitíssimo mais fácil do que ficar vigiando cada pensamento, palavra, sentimento e ação. Lembrando também que, apenas praticar ações virtuosas é algo superficial, não muda estruturas, mas desenvolver estados de espírito é trabalhar os valores correspondentes, em sua profundidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário